Home Ibope: 90% querem energia solar e 84% criticam conta elétrica

Blog

29 de agosto de 2020

Ibope: 90% querem energia solar e 84% criticam conta elétrica

Pesquisa feita pelo Ibope e pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) revela que 90% dos brasileiros querem gerar sua própria energia em casa, com fontes renováveis como a fotovoltaica. O índice é 13 pontos percentuais maior que no último levantamento, feito em 2014. Também indicou que 84% dos entrevistados consideram a energia elétrica cara ou muito cara no país.

Para a Abraceel, o valor pago pelos consumidores tem se tornado mais evidente nas despesas das famílias, já que as pessoas que consideravam o serviço caro ou muito caro anteriormente chegavam a 67%. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em todas as regiões do país, entre os dias 24 de março e 1º de abril.

Considerando os dados deste ano, 55% dos entrevistados afirmaram que o alto preço é causado pelos impostos e 28%, pela falta de concorrência no setor.

“Hoje a energia elétrica é um dos serviços mais taxados, por uma razão muito simples: os governos estaduais têm muita facilidade em arrecadar imposto por meio da conta de luz, então incidem diversos impostos – federais, estaduais – e o consumidor percebe”, disse o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros.

Em 80% dos casos, os entrevistados gostariam de escolher sua operadora de energia elétrica, enquanto em 2014, esse percentual era de 66%. A Abraceel defende o modelo do mercado livre, em que o consumidor possa escolher sua fornecedora de energia, e considera que essa é uma forma de tornar o setor mais competitivo.

Já sobre o interesse em gerar energia elétrica em casa, segundo a pesquisa, ele cresce à medida que aumentam a renda familiar e escolaridade dos entrevistados.

Fonte: Agência Brasil

SOLICITE UM ORÇAMENTO GRÁTIS

Sua casa, empresa, condomínio ou propriedade rural podem agora produzir sua própria energia elétrica através da instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica.

FAZER ORÇAMENTO

PRINCIPAIS MARCAS

Atendimento